As vezes me aparece uma mania de pesquisar programações de tv antigas de 2007 até no maximo 2014 e ficar lembrando dos programas e da variedade que a tv tinha antigamente, eu não sei quanto a vcs mas eu só começei a usar diaremente a partir dos meus 11 anos, antes disso eu tinha pouco contato com a internet, então o meu passatempo preferido era assistir tv e dvd.
Disparado os canais que eu mais assistia eram a Tv Cultura e o SBT, mas tinha outros que eu assistia regularmente como a Record, Tv Brasil, Tv Escola e Futura, e olhando a programação desses canais nessa epoca eu vejo o quanto a programação de tv era muito mais variada já que a audiencia era muito maior, dando uma olhada no decorer dos anos dá pra dizer que 2016 foi o ultimo ano bom pra assistir tv, a partir daà as emissoras foram cortando programas da grade e simplificando tudo já que a audiencia estava caindo para a internet já de forma irreversÃvel.
Por mais que esses canais ainda existam e as vezes ainda tentam arriscar coisas novas ou coisas antigas mas que faziam sucesso na programação a audiencia nunca é satisfatoria como era 15 anos atrás, algo curioso que eu vi é que aparentemente a Tv Cultura vai transmitir Sonic X, se ainda estivessemos em 2013 eu definitivamente estária em êxtase.
Com a Tv Cultura dá pra fazer um livro com o tanto de coisa que eu assistia lá, mas um em especial que eu gostava muito era a Matinê Cultura, que era basicamente onde eles transmitiam filmes, algo parecido com a Sessão da Tarde, mas a Matinê Cultura era só para desenho, lembro que quando estreiou era com outro nome, se chamava "Festival Internacional de Cinema Infantil" isso ainda em 2011.
Ah o SBT, o grande SBT, o segundo canal que eu mais assistia, obviamente eu assistia o Bom Dia e Cia quando podia já que eu estudava de manhã, lembro de assistir desenhos como Chowder, Flapjack, Mansão Foster Para Amigos Imaginarios, Corrida Maluca, Scooby-Doo, etc. Além dos desenhos eu gostava do Programa Silvio Santos, especialmente as gincanas e as pegadinhas e obviamente não posso deixar de citar o Chaves e Chapolin, epecialmente pq em 2011 no aniversario de 30 anos do SBT eles começaram a transmitir os episodios perdidos de Chaves e isso foi muito legal, foi como ver episodios inéditos de Chaves.
A Rede TV era outra que eu começei a assistir massivamente a partir de 2010, lembro que inicialmente foi pra ver Pokemon, mas que tbm acabei gostando de Dinossauro Rei e Ilha dos Desafios, Rede TV era legal até no maximo 2013 que foi quando a TV Kids se resumiu a Jhonny Test, é um desenho legalzinho, mas só ter ele era meio enjoativo.
Não posso esquecer da Record, não assistia tanto quanto a Cultura e o SBT mas vale a pena citar, eu assistia principalmente por causa do Pica-Pau e dos outros desenhos do Walter Lantz que tbm passava lá, mas além dos desenhos eu lembro de assistir O Melhor do Brasil em 2011, então sim eu era a frente do meu tempo por imitar os efeitos sonoros do programa, eu achava bem engraçado, tbm cheguei a assistir o Balanço Geral, eu gostava das matérias de fantasma, apesar que a enrolação enchia um pouco o saco.
Com a Band eu lembro que eu começei a assistor a partir de 2012 pq eu começei a assistir Futurama, e nessa mesma epoca eu começei a assistir Simpsons e justamente na virada de 2012 para 2013 a Band anunciou que eles iam transmitir os Simpsons tbm, então foi mais um motivo para eu assistir. Alem de Futurama e Simpsons eu assistia um programa chamado "Zoo" que passava antes dos Simpsons, era um programa bem curto provavelmente só para tampar buraco na programação, mas eu achava legalzinho, eles mostravam videos da internet que tinham feito sucesso na semana, também não posso esquecer do Popeye e do Mr. Bean, eu tbm gostava bastante e um programa que eu acho que se chamava "Acredite Se Quiser" ou algo do tipo, não lembro direito o nome, mas mostrava pessoas fazendo coisas bizarras ou totalmente incomuns, como o cara que bateu o record mundial em comer minhocas.Â
A Tv Brasil é um caso curioso, quando eu era criança eu imaginava ela como uma extenção da Tv Cultura, já que muitos desenhos que paravam de passar na Tv Cultura começavam a ser transmitidos na Tv Brasil, mas a Tv Brasil por ser um canal estatal focava bastante em produções brasileiras mas tbm passava produções de outros paises, lembro de assistir Carrapatos e Cataputas, Anabel, Angelina Ballerina, alem dos curtas do Curta Criança.
Já a Tv Escola eu imaginava ela como uma terceira extenção da Cultura, já que alguns desenhos qeu não passavam mais na Cultura e nem da Tv Brasil passavam na Tv Escola, como "De Onde Vem?", Timothy Vai à Escola e Bill & Corky além de desenhos que só eles trasmitiam como As Historias Do Sr. Urso, Ping e Pong, Bruno e os Bananamigos, etc. Mas alem dos desenhos eu gostava bastante de um programa que eles passavam que se chamava Espaçonave Terra, que era um programa sobre o espaço.
Quanto a Futura eu assistia mais por Madeline e o Sitio do Picapau Amarelo, tinha outros desenhos por lá mas eu assistia mais esses.
Já a Globo eu não assistia tanto, eu estudava de manhã então não dava pra ver Tv Globinho e quando eu faltava ou não tinha aula eu preferia assistir a Cultura ou o SBT, mas quando eu assistia a Globo eu gostava de ver Bob Esponja, Phineas e Ferb, Os Padrinhos Magicos e Kick Buttowski, além claro de alguns filmes na Sessão da Tarde como A Casa Monstro, Toy Story, Matilda, Vida de Inseto, etc.
Apesar de não ter assistido muito eu tbm sinto falta da MTV Brasil clássica, lembro de estar olhar lá e estar passando Fudêncio e eu tenho uma vaga memória do programa do PC Sikeira na MTV.
Talvez eu sinta um pouco de falta de 2011, especialmente da tv de modo geral, eu ainda posso fazer minhas gambiarras e ligar minha antiga tv de tubo da Philco-Hitachi e assistir os desenhos e programas dessa epoca mas obviamente ainda não é a mesma coisa do que viver aquilo na época.
Nada substitiu o sentimento de ligar uma tv de tubo em 2011 na Tv Escola pra assistir o Zero a Seis em uma manhã chuvosa de fim de ano enquanto como algumas bolachas, essa é uma das melhores lembranças de infancia envolvendo tvs que eu tenho, lembro que nesse dia estava passando Bill & Corky e As Historias do Sr. Urso, tinham mais mas eu me lembro mais claramente desses nesse dia.