Aprendi cedo que o amor vinha com regras. Elas nunca foram escritas em lugar nenhum, mas todos pareciam conhecê-las. Regras silenciosas, transmitidas por meio de olhares de desaprovação, piadas descuidadas, conselhos disfarçados de preocupação. O amor era permitido, contanto que parecesse certo. Contanto que fosse direcionado à pessoa certa. Contanto que não incomodasse ninguém, exceto a mim.
O problema é que ninguém avisou o coração sobre essas regras.
O amor não começou como dor. Começou como curiosidade, como um interesse silencioso, como aquela estranha sensação de querer ficar um pouco mais perto de alguém sem saber porquê. No início, era leve. O peso veio depois. O peso de perceber que o que eu sentia precisava ser escondido. Que quando o amor seguia um caminho diferente do esperado, deixava de ser celebrado e passava a ser corrigido.
Dizem que o amor é um refúgio. Para muitas pessoas, é mesmo. Para outras, torna-se silêncio. Cálculo. Medo. Medo de falar demais, de olhar por muito tempo, de sentir profundamente demais. Medo de ser descoberto como se fosse uma falha, um desvio, uma transgressão moral. E aos poucos, sem que ninguém diga nada abertamente, você aprende a se desculpar por sentir.
O amor não deveria doer, mas doía. Doía quando eu tinha que fingir indiferença. Doía ouvir as pessoas falarem sobre "aquele tipo de amor" como se fosse algo inferior, errado ou passageiro. Doía quando eu percebia que, em certos lugares, com certas pessoas, amar alguém do mesmo sexo significava escolher entre a verdade e a aceitação. E a aceitação quase sempre parecia mais urgente.
Existe um tipo específico de solidão em amar dessa forma. Não a solidão de estar sozinho, mas a solidão de não poder compartilhar. De carregar histórias que nunca serão contadas. De imaginar futuros que nunca têm a chance de existir porque são considerados impossíveis antes mesmo de começarem. Em outra vida, talvez. Em outro lugar. Em outro tempo. Em outra versão de mim que não precise se esconder.
A parte mais cruel é quando a dor se volta para dentro. Quando você absorve tudo o que lhe disseram e começa a se policiar. Quando questiona se o sentimento é real ou apenas confusão. Quando tenta se convencer de que seria mais fácil sentir diferente. Como se o amor fosse uma escolha racional e não algo que simplesmente acontece, apesar de tudo.
E ainda assim, o amor persiste. Ele se manifesta nos pequenos detalhes. No cuidado silencioso. Na preocupação genuína. No desejo de que o outro esteja bem, mesmo à distância. E talvez seja isso que mais dói: perceber que o sentimento em si é belo, mas o mundo ao redor nem sempre sabe como acolhê-lo.
Este espaço existe porque o amor não deveria machucar. Não deveria vir envolto em culpa, medo ou vergonha. Não deveria exigir coragem extra só para existir. Aqui, o amor não precisa se desculpar. Aqui, ninguém precisa se explicar. Aqui, as histórias podem ser contadas no seu próprio tempo, do seu próprio jeito, ou nem sequer contadas, se ainda não for a hora.
Se você está aqui, talvez esteja carregando feridas semelhantes. Talvez ainda esteja tentando entender o que sente. Talvez simplesmente esteja cansado de fingir que não sente nada. De qualquer forma, você não está errado por amar. Nunca esteve.
O amor não deveria machucar. E mesmo quando machucava, ainda era amor.