Às vezes eu paro pra pensar como seria se eu tivesse ficado na mesma cidade, fazendo as mesmas coisas, com as mesmas pessoas. A real é que, por muito tempo, aquilo já não fazia mais sentido pra mim, mas eu também não sabia explicar isso direito.
O ambiente onde a gente vive molda muito mais do que a gente imagina. Quando tu cresce sempre no mesmo lugar, cercado pelas mesmas referências, tua mente acaba acreditando que aquilo é o limite do que é possível. E não é por mal, é só falta de visão mesmo.
Sair da cidade, sair da casa dos pais, sair do conforto… nada disso é fácil. No começo dói, da medo, solidão e um sentimento constante de “o que eu tô fazendo da minha vida?”, mas foi justamente ai que eu comecei a crescer. Quando tu fica só contigo mesmo, sem suporte, sem alguém decidindo por ti, tu é obrigado a amadurecer
Mudar de ambiente te dá algo muito valioso: a chance de ser quem tu é agora, não quem as pessoas te viram crescer. Tu cria novos hábitos, conhece gente com outra mentalidade, aprende a diferenciar amigos de conhecidos e começa a enxergar possibilidades que antes nem existiam pra ti.
A tua cidade vai continuar la, igual. As pessoas vão estar fazendo as mesmas coisas. Tu pode até voltar de vez em quando, mas depois que tu expande a mente, aquele lugar já não te prende mais como antes
Hoje, olhando pra trás, a única coisa que eu penso é: eu deveria ter feito isso antes. E isso não vale só pra mudar de cidade, vale pra qualquer coisa que tu tá adiando por medo. A gente sempre descobre tarde demais que o passo mais difícil era só o primeiro.
Cara, sei que o texto é grande, mas é só uma visão de vida baseada nas minhas experiências.
Então, eu agradeço demais pela tua atenção :) e se isso fez algum sentido para ti, comenta aqui embaixo